A gelatina é um ingrediente obtido através da hidrólise do colágeno nativo encontrado na pele de animais, como os bovinos. É um produto natural, não alergênico, não modificado quimicamente, não produzido de materiais geneticamente modificados e fácil de aplicar.
Possui de 83 – 90% de proteína em sua composição e um único perfil de aminoácidos, se tornando um ingrediente indispensável em diversos produtos e com inúmeros benefícios à saúde.
É um ingrediente translúcido, incolor e devido a sua capacidade de formar gel, é muito empregada em sobremesas, confeitos, gomas, cápsulas duras e cápsulas moles e entre outros de acordo com suas propriedades.
Principais propriedades da gelatina:
● Gelificação
● Emulsificação
● Formação de espuma
● Formação de filme
● Elasticidade
● Viscosidades altas
● Retenção de água
Gelatina em Sobremesas
Uma das aplicações em que a gelatina é comumente utilizada é a sobremesa, empregada principalmente para formar gel e texturas aeradas.
É um ingrediente largamente utilizado por restaurantes, confeitarias e empresas de catering para elaboração de diversas receitas como mousses, recheios em geral, confeitos e diversos tipos de sobremesas.
Nessa aplicação, depende da concentração que é utilizada, a gelatina fornece textura suave, elástica ou rígida.
A concentração no produto final pode variar de 1,5 – 3,0% dependendo do tipo de gelatina (bloom) empregada.
De forma geral, quanto maior o bloom e a concentração utilizada na formulação, mais rígida será a textura da sobremesa.
Por ser fonte de proteínas, a gelatina ainda garante saciedade. E pode até ajudar a reduzir um pouco o apetite se consumida antes das refeições.
Não é à toa que a gelatina é um produto que se torna indispensável na produção de sobremesas e no cotidiano das pessoas.